“Uma Verdade Inconveniente”, documentário que acompanha Al Gore, o ex-vice-presidente dos Estados Unidos, em uma jornada pelo país para alertar a população sobre os perigos do aquecimento global e suas conseqüências que estão causando um verdadeiro caos climático no mundo inteiro. Durante todo o filme, Gore apresenta dados científicos que comprovam a elevação da temperatura da Terra e mostra imagens assustadores do que está acontecendo com os blocos de gelo nos polos, e alerta sobre as conseqüências do aumento do nível do mar.
Agora eu vou me dar o luxo de contar que, não estava com muito ânimo de assistir esse filme quando fui ao cinema. Duas horas depois, eu fiquei com peso na consciência por ter pensado dessa forma. Eu e outras mil pessoas que assistiram ao filme ficaram alarmadas com os dados que o ex vice-presidente apresentou. Lugares como a Patagônia, o monte Kilimanjaro e até os polos estão perdendo toda a sua beleza natural(com a diminuição da formação gelo dessas regiões). Mas, senti-me pior ainda, por ainda querer assistir aquele filme “água com açucar” que estava passando no cinema à ouvir toda aquele “verdade inconveniente”.
O que mais impressiona, não são as transformações aos quais à natureza está passando, e sim a velocidade em que tudo está acontecendo. Sei que muitos como eu, pensão já saber que a camada de ozônio está em um estado de degradação, mas a verdade verdadeira é que não sabemos de um décimo do que está acontecendo. Eu como muitos outros não queríamos ir ao cinema para ver um documentário, e hoje, acho que é um dever que cada pessoa veja o filme para deixar de ficar pensando em coisas materiais e olhar ao nosso redor. Gore não esconde nada. Gore mostra tudo. Gore mostra a realidade nua e crua.
Agora vou me dar o prazer de agradecer o youtube por existir, afinal, sem esse instrumento eu não teria como mostrar para vocês um pedaço do que nos aguarda lá na frente. Como certeza “Uma Verdade Inconviniente”, é “...de longe, o filme mais apavorantes de sua vida...”
http://www.youtube.com/watch?v=R6xQ5qnzglQ&mode=related&search=
Assista e abra a cabeça.
Um comentário:
De fato, este é um problema extremamente grave e os paises não estão tomando uma certa consciência de que isso afetara o futuro do mundo. O fato de o crescimento demográfico ser tão alto, juntamente com a urbanização, gerando muita poluição e vários outros fatores que influencia na mudança do clima, o mundo irá se tornar cada vez pior para nos moradores. E cada vez mais, nós veremos tragédias se repetindo e sem nenhuma possibilidade de ajudar, amenizar ou até mesmo parar, e apenas rezar para que nos não sejamos os próximos. Com o nível de destruição do nosso próprio planeta, chegando a um grau tão alarmante que chegou, não teremos tempo para corrigir, mas sim veremos cada vez mais pessoas morrendo devido aos desastres naturais e alem disso, morrendo com epidemias, miséria e vários outros desastres que serão impossíveis de reparar. Viveremos em um mundo de tragédias até chegar um ponto onde boa parte da população não existira mais e teremos que começar tudo de novo, mas de outra forma, isso se tivermos uma segunda chance.
“Uma Verdade Inconveniente”
Um beijo
-Tiago Werneck-
Postar um comentário