terça-feira, 16 de outubro de 2007

Um ato de humanidade


O Prêmio Nobel foi criado em 1901, cinco anos após a morte de Alfred Nobel, o inventor da dinamite. Logo após a sua morte, Nobel deixou em seu testamento todas as instruções para a criação do prêmio, que é concedido anualmente.

Albert Arnold Gore Jr., ex-vice-presidente dos Estados Unidos e atual ativista ambiental, e o Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas da ONU (IPCC, na sigla em inglês) receberam o prêmio Nobel da Paz 2007.

Al Gore e o IPCC dividirão o valor de U$3 milhões, recebidos pela luta na preservação do meio ambiente e por divulgar o seu conhecimento sobre as mudanças climáticas e seus efeitos em nosso planeta.

Este ano, houve 181 indicados para o Prêmio Nobel da Paz. Nomes como o de Watt-Cloutier, 53 anos, chegaram a ser cotados para levar o prêmio de melhor ambientalista. Watt-Cloutier mostrou como as mudanças climáticas estão ameaçando a vida dos povos indígenas que vivem no Ártico. Irena Sendler também foi nomeada por seu trabalho de heroísmo durante o Holocausto, na Segunda Guerra Mundial, quando salvou 2,5 mil crianças da morte.

Cada Prêmio tem um método de selecionar seus vencedores. A Real Academia de Ciências da Suécia se dedica a escolher o prêmio Nobel de Física, de Economia e de Química. Os vencedores de Literatura são escolhidos pela Academia de Letras da Suécia.

A Assembléia Nobel do Istotuto Karolinska define os ganhadores de Medicina. Já o Nobel da Paz é escolhido por um comitê de cinco membros, todos indicados pelo Parlamento da Noruega. Quase um ano se passa entre a indicação dos nomes e a definição dos ganhadores.

Al Gore já havia obtido o Oscar pelo seu filme "Uma verdade Inconveniente", que mostra as causas das catástrofes ambientais e aponta soluções para esse problema.

Graças a esse prêmio, muitos como Gore, Pachauri (presidente do IPCC), Watt-Cloutier e Sendler podem mostrar-nos o que é fazer um ato de humanidade para o nosso planeta e ser reconhecidos por estes atos.

4 comentários:

gkrieger disse...

Manuela, os textos estão ótimos. Bem escritos, fundamentados, maduros e com um foco bem definido. Parabéns.
Krieger

Mariana Uchôa Alves disse...

precisamos dessas pessoas né?
tá lindo seu blog manu. Muito interessante!
beijos

Ju Freitas disse...

Mais que merecido o Nobel de Al Gore. Preocupado com o futuro do nosso planeta e totalmente alheio as inconsequências de Bush,Al Gore podia mudar de idéia e se candidatar a presidência dos EUA. Pro mundo ficar, de fato, melhor.

Janaina Castro disse...

Gostei de post.. concordo mesmo com a importancia do nobel pra coisas e preocupações uteis pro planeta..

Tah bem na fita com o prof hein...
hauhuahua...

BjãoO