quarta-feira, 12 de setembro de 2007

É a Culpa da Natureza ou dos Humanos?


Como todos sabem, eu estou dando com se fosse um retro de todos os casos que foram ligados ao homem e a destruição do meio ambiente. Um outro exemplo que darei aqui é o caso que aconteceu em 2005 nos Estados Unidos com o furacão Katrina que atingiu e destruiu cidades grandes como a cidade do jazz, New Orleans.
A tempestade tropical que completou 2 anos em agosto deixou 80% da cidade inundada, matou milhares de pessoas e danificou 200 mil residências.
Em 2006, um estudo foi publicado por climatologistas oferecendo dados completos para aquilo que ambientalistas vinham tentando fazer desde o final do ano passado: culpar o aquecimento global pela temporada de furacões devastadores em 2005.
O trabalho que foi escrito por dois climatologistas, Kevin Trenberth e Dennis Shea, calculando as ações humanas sendo a razão principal do aumento da temperatura média das àguas Atlântico Norte tropical. O estudo também descarta a hípotese de que efeitos colaterais como El Niño--distribuição da temperatura da superfície da água do Oceano Pacífico, com profundos efeitos no clima. Estes eventos modificam um sistema de flutuação das temperaturas daquele oceano chamado Oscilação Sul - teriam sido as principais causas dos furacões como Katrina.
Para derrubar as teorias de que El Niño podia ter sido uma das principais causas dos furacões, os cientistas usaram cálculos e grande quantidade de dados no estudo. Para poder comparar e derrubar as teorias, Trenberth e Shea recorreram a um histórico de temperaturas do oceano que tinham dados climatológicos de 1900 a 1970. Infelizmente o trabalho de Kevin Trenberth e Dennis Shea virou alvo de crítica, pois coloca a culpa nos humanos, e não em fenômenos naturais.
Do outro dia, eu estava sentada vendo uns videos na televisão. Passou um clipe da banda U2 e Green Day cantando uma música relacionada com os acontecimentos da natureza, especialmente do furacão Katrina e New Orleans. Mostra cenas que nunca iriamos imaginar que pudessemos ver. Bono Vox, vocalista do U2, é integrante da ONU. Achei um verdadeiro exemplo de cidadania de Bono para mostrar um pouco do que ele tem acesso a ver que nós não podemos ver.
Aqui embaixo vai o clipe deles que achei no youtube.

Um comentário:

Bel disse...

Manuu, isso aqui tá muito bom! Sua idéia é muita válida, a tendência é só melhorar!
beeijos :*